quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 DE SETEMBRO DE 2008

(AS TORRES GÊMEAS, ANTES DO ATENTADO, EM 2001, EM N.Y.)

Hoje, passados sete anos do grande atentado que abalou o mundo, talvez fosse bom pararmos por um momento e pensarmos o que foi feito, ao longo deste tempo, para melhorar as relações económicas entre o primeiro e o terceiro mundo.
Para além de medidas “securitárias” levadas ao extremo, quase a raiar a paranóia, o essencial, ou seja, as assimetrias entre o G8 e os restantes países continuam. Estou certo que não exagero se disser que aumentaram. A chamada prevenção, tomada pelos Estados tem servido para tudo, até para “tirar camisas”. Num fundamentalismo patológico, em nome da segurança, assistimos hoje às maiores invasões da vida privada.
Em Portugal, depois de sete anos, como já é habitual as ondas de choque chegaram passado todo este tempo. Parece que o 11 de Setembro, no país, foi este ano. Estamos a assistir a medidas que, se não fossem trágicas, dava vontade de rir. São invasões de bairros problemáticos com as televisões atrás; são rusgas em estabelecimentos nocturnos; são operações stop sem precedentes; e até, pasme-se, há dias numa feira foram apreendidas pistolas de brinquedo em plástico. É certo que a similitude com as verdadeiras era notória, mas mesmo assim. Hoje, segundo o Diário as Beiras, “a PSP de Aveiro anunciou, ontem a realização de uma operação de fiscalização, num estabelecimento comercial, tipo bazar, em Águeda, e que levou à apreensão de vários objectos. (…) foi identificado (…) o comerciante por ter à venda diversos sabres, sem ter requerido o respectivo alvará”. Aposto qualquer coisinha que este homem vai ser absolvido. Palavra que gostava de ver o auto de acusação e ler o artigo do Código Penal que foi inserido como moldura penal.
Ora, perante a notícia, avaliemos então o gravíssimo ilícito deste comerciante de bazar de brinquedos. Esta nota de imprensa é acompanhada de uma foto com os sabres apreendidos. Então, como conheço muito bem este material, vou descrevê-lo. São imitações de sabres japoneses, em resina, com lâminas sem corte, também em plástico, que, mesmo arremessadas contra uma pessoa, não provocam qualquer dano, a não ser o de contusão. Estas espadas são vendidas no país há várias décadas e, quase tenho a certeza, nunca provocaram qualquer ferimento em crianças.
Agora digam-me: isto não é paranóia? Será que as polícias vão invadir todos os bazares de brinquedos à procura de pistolas?
Quando é que estas pessoas se capacitam que quem quer matar mata de qualquer jeito e até uma pedra da calçada serve? A apreensão obsessiva de armas é apenas uma inversão de ónus de intenção.
Tenho a certeza que esta minha afirmação não será unânime, mas é o que penso. Se não concorda, faça o favor de recalcitrar. Faça isso. Gostava de ler o que pensa a este respeito.

11 comentários:

Anónimo disse...

im your favorite reader here!

Anónimo disse...

I agree with you about these. Well someday Ill create a blog to compete you! lolz.

Anónimo disse...

Thanks to the blog owner. What a blog! nice idea.

Anónimo disse...

And also we ensure that when we enter in this specific blog site we see to it that the topic was cool to discuss and not a boring one.

Anónimo disse...

This topic have a tendency to become boring but with your creativeness its great.

Anónimo disse...

Great post. I used to be checking constantly this weblog and I'm impressed! Very useful information specifically the ultimate phase :) I deal with such info a lot. I was looking for this certain information for a long time. Thank you and good luck.
Here is my web blog - real online casino

Anónimo disse...

Hello Dear, are you truly visiting this web site regularly, if so after that you will
definitely obtain pleasant experience.
Look at my webpage ... usa online gambling

Anónimo disse...

Hello, I desire to subscribe for this webpage
to obtain most up-to-date updates, so where can i do it please help
out.
Stop by my page - about traderush

Anónimo disse...

You could definitely see your enthusiasm within the work you write.
The sector hopes for more passionate writers like you who aren't afraid to say how they believe. Always follow your heart.
Take a look at my blog post ... work online from home

Anónimo disse...

Spot on with this write-up, I truly believe that this amazing
site needs much more attention. I'll probably be back again to read more, thanks for the information!
My blog post - Play Slots For Real Money Online

Anónimo disse...

You need to take part in a contest for one of the best sites on the web.
I most certainly will highly recommend this site!

Check out my webpage: to earn money online