"O Bispo de Coimbra presidiu à Eucaristia do encerramento do II Grande Encontro dos Jovens e a XIV Festa das Famílias da Diocese de Coimbra, subordinado ao tema: “A mesma Família, o mesmo Pai”. D. Albino Cleto pediu aos cristãos da sua diocese mais compromisso e empenho nas paróquias e movimentos. O Luso recebeu no passado fim-de-semana cerca de 4000 pessoas provenientes das quatro regiões pastorais da diocese.
Ao “Correio de Coimbra”, D. Albino Cleto mostrou-se muito satisfeito pela participação e pela resposta do Povo de Deus dada a este evento, que no seu ponto de vista, foi muito “bem preparado pelos secretariados da pastoral da família e da juventude”. A presença de muitos jovens no primeiro dia e um grande número de famílias no segundo são motivos de muita alegria para o prelado da diocese."
Infelizmente não pude "observar" de perto as festividades mas percebi o agradável rebuliço que acontecia no Lago do Luso!
Uma organização diocesana posta em prática pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, por equipas da Pastoral da Família provenientes do Luso, Mealhada, Barcouço e Pampilhosa e recorrendo também à ajuda de 50 voluntários (suponho que a AJCL tenha estado em força).
Como agnóstico praticante gostava de ressalvar 3 pontos muito importantes:
- Vigília pela mata do Bussaco: acredito que tenha sido um momento incrível e que vai deixar o Luso e o Bussaco na memória de quem o viveu!
- A utilização do Lago, um espaço de excelência para este tipo de eventos, pelo 2ºano consecutivo, mostrando a todos o potencial daquele "anfiteatro" ainda tão pouco explorado.
- Fantástica massa humana: um evento isolado consegue trazer mais de 4000 pessoas ao Luso, valorizando mais a imagem da nossa terra no exterior do que qualquer outra companha ou actividade que vi até hoje!
Fico agora à espera de mais eventos desta qualidade organizados por quem de direito!!
Sem comentários:
Enviar um comentário