
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Porreiro pá!

Que visão!!

"Depois do famoso episódio do telemóvel ter levado a Escola Secundária Carolina Michäelis, no Porto, às manchetes dos jornais e aberturas dos blocos noticiosos das televisões, agora é a vez de os alunos serem notícia por uma boa razão. Ontem, cerca de 90 adolescentes do nono ano, alguns da turma protagonista do incidente de Março (a 9º. C), foram recebidos por Jorge Nuno Pinto da Costa no Estádio do Dragão."
Pinto da Costa sempre na frente! Uma excelente manobra de angariação de novos membros para os "Super Dragões"!
terça-feira, 29 de abril de 2008
Queima das Fitas Tradição vs Respeito
Durante dois anos fui Presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra estando nesse período o mais dentro, que me era, possível da organização da Serenata Monumental em colaboração com a Comissão Organizadora da QF, por isso poderei dizer que sei alguma coisa do que se lá passa, dentro e fora do espectáculo que é o inicio da QF em Coimbra, que é o Espectáculo por excelência, que é o que de mais puro a par de alguns eventos tradicionais que se realizam dentro das festividades, não só por ser ali tocado o género musical que identifica esta Cidade, pelo facto de ali não se ligar à parte economicista inerente a uma festa com este peso, pelo simbolismo que acarta... entre muitas outras coisas que poderia passar a noite a enumerar!!!
Mas escrevo sobre um novo desafio, uma mudança que está prestes a acontecer, ou não... ou apenas futurologia...
Como qualquer mudança que se planei realizar, haverá sempre um coro de assobios que se negam a que se quebre o status quo e claro os mais radicais que sem quê nem porquê quererão quebrar com o que está feito... Claro está que esta luta de extremos nem sempre é benéfica, e muitos dos protagonistas de ambos os lados sofrem, muitas vezes, de "cegueira", ou por não entenderem que há ganhos e perdas nas mudanças ou por completo desconhecimento, querendo alterar algo que pouco ou nada se conhece... Há que entender que MUDANÇAS (se forem feitas de boa fé) envolveram perdas e ganhos, querendo-se que estes últimos superem os primeiros, para que assim valha a pena as realizar!
Como é conhecido (pelo menos da parte dos estudantes de Coimbra) houve alterações na estrutura da QF... alterações das datas de eventos, fruto de alterações no Código da Praxe que se queria actualizado e revisto à luz do Processo de Bolonha.
Mas indo directo ao assunto, e tentando não divagar mais...
Fui já várias vezes interpelado por pessoas ligadas à QF que me perguntaram o que pensava de se abrirem as portas do recinto da QF durante a Serenata Monumental, estando salvaguardada a transmissão em directo de áudio e vídeo da abertura solene da QF, garantindo também que nenhuma concessão venderia o que quer que seja até ao final da Serenata... Poderá parecer para alguns de vós uma questão menor, mas para os moradores do Edifício da AAC na rua Padre António Vieira isso não é bem assim, por várias razões... a Secção de Fado da AAC e a COQF nem sempre comungam de uma boa relação (e são tantos os motivos que seria extremamente cansativo estar a mencioná-los).
À primeira vista o que se poderá dizer é que querem acabar com o brilhantismo da Serenata Monumental e empurrar todos os estudantes para o recinto... com vista única e exclusivamente ao lucro, visto não haver entradas na Serenata, logo não há receitas, apenas encargos logísticos... Mas tal opção tem que ser logo riscada, porque estamos a falar de uma ideia vinda (pelo menos em parte) do Dux Veteranoroum, pelo menos pelo que me foi dado a conhecer, e visto este ser o responsável pela Praxe custa-me acreditar que queira logo acabar com o evento mais característico de Coimbra.
Do outro lado, vê-se um medo, algo justificado e compreendido com facilidade, de se poder perder uma parte do público que vai ver (ou pelo menos tentar) à meia noite nas escadas da Sé Velha as guitarras e os cantores...
Agora resta fazer um distanciamento... nem sempre é fácil, medir os prós e contras, ver no que se tornou a Serenata Monumental e qual o rumo que queremos que ela siga.
Para quem não saiba durante as horas que antecedem a meia-noite milhares de estudantes (e não estudantes, estando os primeiros em clara maioria) juntam-se num espaço que é visivelmente insuficiente... ou seja, muita gente para pouco espaço. Isto traz graves problemas de insegurança... Como garantir que numa situação de emergência se consiga evacuar o local, onde uma multidão se atropela sem que haja alarme, que um individuo que esteja no meio do largo da Sé para se deslocar um metro que seja tem que empurrar, furar por entre milhares de pessoas...???? Nada o garante, antes pelo contrário, é apenas um milagre que durante todos estes anos não tenha havido incidentes graves a registar...
Segundo ponto a registar é de que uma multidão como estas gera um barulho enorme... que por vezes com alguns excessos que há por parte de uma parte (cada vez maior) de público, nomeadamente a nível de consumo de bebidas, leve a que o espectáculo que está a decorrer fique para segundo terceiro, quarto, (...) plano! Não havendo respeito por esta tradição, pelos Grupos de Fado que tocam todo o ano com o objectivo de mostrar o que melhor sabem (e acreditem que é muito), pelo Fado de Coimbra, pela Cidade, que vê uma falta de respeito tão grande por aquilo que é o seu expoente máximo...
Com tudo isto, penso que o mais óbvio é que se comece a seleccionar o público, que se faça um estudo da capacidade que aquele espaço tem, para que assim não tenhamos que ouvir na abertura de um telejornal "Tragédia em Coimbra na abertura da Queima das Fitas", para que o evento seja valorizado, não apenas pela sua tradição mas pela sua qualidade, que por vezes é esquecida.
Mas isto não poderá ser feito de ânimo leve, sem que hajam algumas coisas a garantir, sim porque acredito também que uma tomada de uma posição sem que nada seja feito, não diria no sentido contrário, mas para que haja alguma compensação...
Falo num protocolo bem estruturado e transcendente a todas as COQF e Direcções da Secção de Fado, que contemple um esforço conjunto de divulgação do Fado de Coimbra e das Escolas da Secção de Fado que teria como seu público alvo Estudantes de Coimbra, primordialmente, mas também todo o país e estrangeiro, para que assim se consiga fazer sentir o peso que o Fado de Coimbra ainda tem nas comunidades portuguesas de todo o Mundo e não só, que não vêem a transmissão na televisão, que apenas passa Fado de Lisboa e Touradas... inadmissível!!!
O esforço conjunto é urgente devido ao novo paradigma que vivemos com a entrada em vigor do Processo de Bolonha que coloca os estudantes muito mais ocupados com os cursos e que os mantém muito menos tempo na Cidade, podendo ficar comprometida a criação de grupos de Fado (de estudantes entenda-se).
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Não devia ser ao contrário???????

"A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, pelo que o Estado se considera lesado. O presidente da junta, citado pela TSF, já garantiu que não vai pagar a multa."
In Público
Isto parece-me, no mínimo, um contra-senso! A condenação de um, infelizmente raro, caso de poupança na gestão pública que resulta também em "poupança" ambiental.
É triste...
Exportamos água....

sexta-feira, 25 de abril de 2008
O Menino Guerreiro quer voltar...

terça-feira, 22 de abril de 2008
Os Dinossauros começam a ficar fartos...
Pois é o PS começa (ou melhor continua) a sentir-se melindrado devido ao rumo político deste Governo, que por muito que se tente tapar o "Sol com uma peneira" tem uma política assumidamente liberal, em alguns casos demasiado liberal para as estes socialistas, e que a tónica dominante continua, ao fim destes três anos, a ser "orçamental". Não quero com isto dizer que o rumo, ou a ideia de equilibrar as contas públicas seja errada, antes pelo contrário, penso que é essencial e urgente. A verdade é que há diversas formas de se introduzir e estruturar as reformas pretendidas.
Entretanto muitos são os defensores deste executivo, estes dizem que há uma preocupação especial com uma política social, tais como Vital Moreira, mas a verdade é que salvo raras e quase insignificantes excepções a orientação reformista deste executivo não é nesse sentido.
"Dama de Ferro"

"
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Estudantina!!
Amanhã, terça-feira, a Estudantina vai tocar pelas 22:00 no Café Santa Cruz! Preve-se um bom espectáculo, com a apresentação de um novo programa acompanhado pelos clássicos, numa sala belísssima que nos permite uma apresentação completamente acústica.
Fico à vossa espera.
Pelo menos o projecto!!

É de Coimbra, é a malta do FRA....

Nem para eles são bons!!!

O decreto-lei 124/2006 prevê um conjunto alargado de infracções em matéria de incêndios, mas as câmaras são a entidade competente para instruir processos apenas em cinco matérias, que incluem diversas acções de limpeza de matos, a realização de queimadas ou queima de sobrantes e o lançamento de foguetes.
Receitas
No referido conjunto de infracções, as autarquias beneficiam de 90% das receitas resultantes da cobrança de coimas. Os restantes 10% destinam-se à entidade que levantou o auto. As coimas oscilam entre 140 e cinco mil euros no caso de pessoas singulares, aumentando para 800 a 60 mil para pessoas colectivas."
Facilitem... e depois venham queixar-se!!

"A fiscalização a proprietários florestais que não limpam os terrenos tem vindo a aumentar, mas as câmaras optam maioritariamente por não aplicar as coimas quando há contra-ordenação. De acordo com os resultados de um inquérito promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, em 57% dos autos levantados pelas autoridades e entretanto dados como findos as autarquias optaram pela simples admoestação. Há ainda uma parcela de 6,5% de processos arquivados e só em 36,5% foi efectivamente aplicada coima."
Depois queixam-se dos incêndios no Verão e pedem subsídios para combater a calamidade! Assim é difícil! Os proprietários não limpam, as câmaras não cobram e a culpa é do governo!
Isto é, no mínimo, má gestão autárquica!
Como será aqui no nosso cantinho? Há fiscalização?
O carneirismo insular!

"O PSD considera a recusa de José Sócrates em visitar oficialmente a Madeira uma falta de respeito para com a Região e para com os madeirenses, enquanto o PS local diz-se disposto a traçar o seu próprio caminho.
A irredutibilidade de Sócrates em visitar a Madeira, avançada ontem pelo Expresso caiu mal no Funchal. Tanto à direita como à esquerda as críticas à postura do primeiro-ministro foram duras, apesar do PS, pelo menos oficialmente, ter desvalorizado a situação."
In Expresso
Faz ele muito bem em não ir!Se havia de ir para lá passear com um rebanho de carneiros atrás de um louco(e tirano) mais vale ficar em casa!
domingo, 20 de abril de 2008
O que é nosso é bom!
É caixa com seis CD que reúne todo o material das pesquisas de Giacometti e Lopes-Graça cuja publicação em finais da década de 1960 e princípios da de 1970 "constituiu um momento marcante na investigação, preservação e divulgação das tradições musicais", disse à Lusa o musicólogo Mário Vieira de Carvalho."
sábado, 19 de abril de 2008
Já nem nestes se pode confiar!

sexta-feira, 18 de abril de 2008
PSD uma novela com final à vista...

quinta-feira, 17 de abril de 2008
Teve os seus "15 minutos de fama"!
Até na hora da partida deixa o partido num situação complicada: mas afinal onde é que vão buscar um candidato credível?
Rui Rio, o "D.Sebastião" esperado por quase todos, deve manter a palavra e esperar até ao final do seu mandato na Câmara Municipal do Porto e Aguiar Branco não parece ser uma solução credivel para enfrentar Sócrates.
Que problema é este Menezes!
Leia mais aqui!
Quem não quer ser lobo...
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Os loucos!
"O presidente da República recebe hoje, em mão, o estudo do ISCTE dizendo que na Madeira há 80 mil pobres. Será na audiência que vai conceder ao PCP. Edgar Silva explica que o principal assunto que o partido levará ao presidente é o da 'dívida social', contexto em que será entregue o estudo que o secretário dos Assuntos Sociais diz desconhecer, mas que está na posse da Segurança Social há muito. Adivinhando a iniciativa, o Governo emitiu ontem um comunicado, assinado por Jardim, dizendo que apenas 18% da população vive com rendimentos abaixo do salário mínimo. O estudo do ISCTE contabiliza 34%."
In Jornal de Notícias
Estou chocado! Não consigo perceber como funcionam aquelas ilhas! Enquanto o sr.Alberto João diz as suas baboseiras a malta vai-se esquecendo do resto!
segunda-feira, 14 de abril de 2008
PSD... hummmm!!! O que vem daí??
domingo, 13 de abril de 2008
Eu quero um microondas!

"Desde que assumiu oficialmente o lugar do seu irmão, Fidel Castro, em Fevereiro, o presidente Raúl Castro introduziu uma série de reformas em Cuba que, para além de dispararem a sua popularidade, estão a ser entendidas pela comunidade internacional como o início de uma viragem que abrirá o país ao Mundo.Assim, o Governo começou por permitir que os cubanos se hospedem em hotéis que, até agora, se destinavam exclusivamente a estrangeiros, depois autorizou a população a comprar livremente diversos bens típicos das sociedades de consumo, casos de telemóveis, electrodomésticos, DVD e computadores."
In Jornal de Notícias
Renovação ou nem por isso

Aproveito para fazer uma avaliação sobre os movimentos políticos do nosso concelho em tempo de renovação de lideranças: não há renovação! É mais do mesmo. As próximas eleições serão uma reedição de embates anteriores protagonizados por "velhos conhecidos" políticos talvez à espera de um "Prémio Carreira" . Mas a culpa não é dos eleitos!
Questão de fim de semana...
sábado, 12 de abril de 2008
Banco de Portugal vs FMI (2)
Sócrates não deve estar muito contente com as palavras proferidas por Vítor Constâncio.
Como será que Sócrates vê o seu "reino encantado" destruído, pois não bastavam as previsões do FMI agora o Governador do Banco de Portugal vem dar um "puxão" de orelhas ao Governo para que eles sejam mais realistas nas previsões sobre o crescimento da economia portuguesa... Não basta anunciar numa semana "n" obras públicas...
Mais in Público
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Mais um debate, mais uma volta...

Mais uma vez estive a ouvir enumeras perguntas (da parte do PSD) sem resposta (da parte do Governo), e até eu que sou bastante crítico em relação à direcção actual do PSD, fico estupefacto da forma como o Primeiro Ministro se dirige à bancada do PSD.
Ficou por saber em que patamar estamos, em relação à percentagem de bio-combustíveis que utilizamos, visto que o Executivo Socialista antecipou a meta de 2020 para 2010, no qual atingiríamos 10% de consumo desse tipo de combustíveis ecológicos…. Mas será que conseguiremos? Só falta um ano e meio? Tenho sérias dúvidas. Se assim fosse, Sócrates no alto de toda a sua arrogância, teria a coragem de responder qual a percentagem que estamos a utilizar, para que assim pudéssemos saber se é realista ou não esta meta… mas tal não sucedeu… Houve sim esquivos, evasões e ataques que permitirão uma fuga para a frente… RESPOSTAS NEM UMA!!!
As bancadas mais à esquerda fugiram um pouco ao tema do debate proposto pelo Governo… o BE tentou ir por um caminho muito mais populista, que já estamos habituados a Louçã utilizar nos variados debates. Falou-se de Jorge Coelho e do seu ingresso na Mota Engil…
Mais um debate, nada de conclusões, nada de especial!!!
Diplomacia musculada!

Briosa Académica!

Agarrem-no!

Galandum Galundaina
Provavelmente o mais interessante projecto musical que conheci! Mais do que um grupo de música a Associação Galandum Galundaina é o garante da conservação da cultura mirandesa.
Vale mesmo a pena visitar o site e o conhecer todo o projecto(e o mirandês).
quinta-feira, 10 de abril de 2008
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Banco de Portugal vs FMI
FMI prevê em forte baixa o crescimento para Portugal este ano.
A reacção do PS é algo previsível, vêm dizer que as previsões do FMI têm falhado por isso não são muito crediveis (pelo menos enquanto não interessarem), já as que o Banco de Potugal faz, essas sim, são bastante credíveis!!! Pena é que tenhamos que "pagar para ver".
Mas o relatório do FMI não para aqui... além de prever em baixa o crescimento para Portugal, prevê em alta o desemprego...
Nem tudo são rosas... por muito que Sócrates e o seu executivo tentem fazer passar essa ideia para a opinião pública!!!
Mais sobre as previsões do FMI in Público e Teixeira dos Santos in Público
Turismo e Fado em Coimbra

terça-feira, 8 de abril de 2008
O Jumento

"Luís Filipe Menezes descobriu que Sócrates aldrabou os números do desemprego porque não contabiliza os portugueses que vão trabalhar a Espanha. Ainda bem que Menezes só se lembrou dos que trabalham em Espanha, se tivesse contabilizado os que trabalham no Brasil, Alemanha, França, Bélgica, Angola, Inglaterra e muitos outros países teríamos que chegar à conclusão de que em Portugal há uns quantos milhões desempregados, isto é, portugueses que não trabalham em Portugal.
Luís Filipe Menezes tem sempre que dizer alguma coisa quando está um jornalista por perto, mesmo que não tenha nada para dizer. Foi o que fez desta vez e como começa a ser habitual disse uma asneira. Agora ficamos à espera de que Menezes prometa que quando chegar ao governo vai pagar subsídio de desemprego aos portugueses que optem por trabalhar em Espanha."
In O Jumento
Perdoem-me mas não consegui deixar de fora este post do Jumento! Muito bom!
Estado não aplicou multas por incumprimento a concessionárias

E por falar em optimismo...
Assim vamos lá!

Tibete, mais uma vez!!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008
Maçonaria e Opus Dei pesam na justiça!

Habilitações mínimas exigidas para ingresso no Ensino Superior(como docente)

"O Ensino Superior em Portugal está desde finais de 2005 sem avaliação pedagógica externa. O cenário só é pior porque a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior não saiu do papel, apesar de Mariano Gago ter chegado a prometer o arranque ainda em 2007 e funcionamento a todo o vapor em 2008. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) culpa as instituições e estas a tutela."
A verdade é para leccionar no Ensino Superior em Portugal não é necessário qualquer tipo de formação pedagógica. Impressionante! Nem um simples curso de Formação Pedagógica de Formadores exigido para a certificação de qualquer formador em acções de caractér básico! Assim é dificil falar em qualidade e justificar o aumento do valor das propinas para as actuais cifras!
domingo, 6 de abril de 2008
Ordem dos advogados rejeita livro de reclamações

sábado, 5 de abril de 2008
Alberto João Jardim interdita congresso do PSD-Madeira à comunicação social

sexta-feira, 4 de abril de 2008
“Participação e Transparência”

quinta-feira, 3 de abril de 2008
Ninguém fala de mim pá!!!

Mariano Gago no "país das maravilhas"

Fico perplexo com tal afirmação!!!
Gostaria, sinceramente, de saber em que país de sonho vive este senhor, em Portugal não será certamente... claro que poderá estar a falar de inúmeros licenciados que vão trabalhar para "caixas de supermercado" e outros tais empregos, que me parecem ficar aquém das competências auferidas nos cursos!
Mas não é de estranhar de um ministro que faz a reforma do Ensino Superior à medida de um estabelecimento de ensino (falo do Instituto Superior Técnico)... fantástico!!!
Malo Clinic- Luso SPA Concept

quarta-feira, 2 de abril de 2008
Ainda o Carnaval 2008

Boa fé ou ingenuidade??

terça-feira, 1 de abril de 2008
Bruno Aleixo os Conselhos que vos deixo....
Pequenos conselhos recheados de um grande humor... ver em GANA.