quinta-feira, 3 de abril de 2008

Malo Clinic- Luso SPA Concept


No passado dia 31 de Março a Sociedade das Águas do Luso(SAL), cumprindo com o prometido, apresentou o seu novo parceiro na revitalização das termas, a Malo Clinic Health Group, criando uma sociedade, com 49% do capital pertencente à Sal e os restantes 51% à MCHG, de seu nome Malo Clinic - Luso SPA Concept, Lda.

Confesso que me agradou bastante todo o projecto, especialmente o facto de se basear num conceito novo de SPA Médico que me parece o adequado ao Luso e que alia os tratamentos de cosmética ao termalismo clássico, à fisioterapia e ainda a um check-up médico completo.

Quanto à escolha do parceiro devo dizer que me deixou surpreendido, já para não dizer apreensivo, porque, como certamente a maioria dos lusenses, não conhecia a empresa em questão mas depois depois de lidas as palavras de Paulo Malo na sua breve apresentação da empresa só posso ficar esperançado pois como ele diz, e passo a citar, "A MCHG é líder mundial de mercado na área da saúde oral. Há cerca de um ano e meio investimos na área dos SPA e de tratamento cosmético. Hoje os 3 maiores SPA do Mundo são da MCHG. Temos a maior clínica dentária e o maior SPA da Ásia, em Macau, da Europa, em Lisboa, e um dos maiores dos Estados Unidos, em Nova Jersey. No Luso pretendemos fazer um centro da nossa clínica. O nosso conceito de SPA é diferente de todos os outros. É um SPA médico, onde fazemos um check-up completo do cliente e o acompanhamos até ao fim do tratamento." e acrescenta ainda "Não entrámos neste projecto para perder dinheiro. O perfil do cliente que pretendemos atrair é de um mercado de gama média alta que procura serviçoes de qualidade na área da saúde e, também, turismo de qualidade.". No seguimento desta estratégia do SPA Nuno Constantino(Neoturis) refere a necessidade de aproveitar a marca "Luso" como uma referência de qualidade e aponta também a localização do Luso, entre Porto e Lisboa, como um valor acrescentado para o projecto, abrindo as portas para os programas de 2 ou 3 dias em SPA's.

Muitas críticas se têm levantado acerca do "pequeno" espaço que a clínica irá ocupar(1400m2), ou do "pequeno" investimento que vai ser feito(3 000 000€), mas, a meu ver, se a empresa dona do "maior SPA da Ásia" acha a área e o investimento suficientes a minha humilde opinião de "barman" de província obriga-me a concordar com eles. Esperemos que o tempo os obrigue a reinvestir e a crescer em área!

Quanto às críticas da necessidade de esclarecimento do tipo de cliente e mercado alvo acho que são infundadas. As palavras de Paulo Malo foram esclarecedoras, e aproveito para dizer que, na minha humilde opinião o "alvo" está muito bem escolhido: para uma água de gama média-alta, termas e clientes de gama média-alta. Se não é o mercado ideal para os comerciantes do Luso só tenho uma solução: adaptem-se e cresçam. No Luso, segundo os mais velhos e a história, sempre assim foi. Quando os desafios e a qualidade cresciam a população e, em especial, os seus comerciantes acompanhavam-nos criando novas soluções e possibilidades de negócio. Não devemos nivelar por baixo mas almejar sempre ao nível óptimo! Se a SAL e a MCHG cumprirem com este projecto só temos de os acompanhar. Não podemos só exigir. Devemos também colaborar. É a lei da sobrevivência: o mais forte cresce e o mais fraco acaba por desaparecer. Até agora a colaboração e as exigências dos comerciantes foram fundamentais mas este é só o 1º passo. O mais difícil são as provas que se seguem. Quem paga(e bem!) exige qualidade e sabe quando está a ser enganado!

Acho que este é o único projecto credível que ouvi até hoje para o crecimento do turismo do Luso e penso até que estará bem dimensionado para uma estratégia de crescimento sustentado. Duvido sempre de projectos megalómanos (especialmente depois de ver uma apresentação LusoInova onde eu não apostaria 1€). Este projecto deixou-me a acreditar no Luso e com vontade de investir(pena eu não ter o essencial).
Gostava ainda de fazer uma chamada de atenção para a excelente capacidade que os comerciantes do Luso tiveram de se unir em torno deste objectivo, surpeendendo tudo e todos(acreditem que eu fui o mais surpreso). Sem este movimento(não associação) nada disto teria acontecido! Foram uma pedrada no charco e um exemplo para as instituições locais(autarquia, ADELB, ACIM). Mantenham o bom trabalho e a coerência que têm tido até hoje!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sempre foste um optimista (nota que faço questão em colocar o "p" apesar de ser surdo... o "p" e não eu), e acho que um mundo com gente assim é necessariamente um mundo melhor.

Visivelmente, a tua análise limitou-se à apresentação da SAL/MaloClinic e, de facto, se não houver uma leitura de entrelinhas, tudo parece pelo menos melhor do que o que existe.

Logo, durante uma partidinha de xadrez (se houver tempo), faço questão em te explicar porque estou optimista, mas apreensivo com algumas incoerências da apresentação.

Abraço