domingo, 26 de abril de 2009

Também é um prémio!


"O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, manifestou hoje o seu orgulho pela canonização de Nuno Álvares Pereira, considerando o "forte Dom Nuno" como um exemplo para todos, em particular, para as Forças Armadas portuguesas."O 'forte Dom Nuno', como lhe chamou Camões, é um exemplo para todos nós e, muito em particular, para as nossas Forças Armadas", afirma o chefe de Estado, numa mensagem vídeo colocada na página da Internet da Presidência da República. Sublinhando o seu orgulho pela canonização de Nuno Álvares Pereira, "pelo que ela representa de reconhecimento do valor exemplar de um português heróico e ilustre", Cavaco Silva diz ser hoje "um dia de alegria para todos os portugueses". "A canonização de Nuno Álvares Pereira constitui um gesto que honra uma das figuras mais marcantes da nossa História, uma figura em que os Portugueses se revêem como símbolo de amor ao seu País, de defesa corajosa da independência nacional, de vontade de triunfar mesmo nas horas mais difíceis", declara o Presidente da República."



In O Público



Assisti com alguma apreensão a algumas discussões acerca da tomada de posição do Presidente da República em relação à canonização do novo São Nuno de Santa Maria.

Enquanto agnóstico praticante não fico chocado, nem ofendido e muito menos acho que a laicidade do estado seja posta em causa! Infelizmente muitos têm confundido laicidade com laicismo, demonstrando muito pouca tolerância e até alguma mesquinhez.


Laicidade- é a forma institucional que toma nas sociedades democráticas a relação política entre o cidadão e o Estado, e entre os próprios cidadãos. No início, onde esse princípio foi aplicado, a Laicidade permitiu instaurar a separação da sociedade civil e das religiões, não exercendo o Estado qualquer poder religioso e as igrejas qualquer poder político.

Laicismo- é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. Não deve ser confundida com o ateísmo de Estado. Promove a inibição de qualquer manifestação religiosa pública.

1 comentário:

João Alves das Neves disse...

Gostaria de indicar o texto de João Alves das Neves sobre a santificação do D. Nuno, em seu blog: http://joaoalvesdasneves.blogspot.com/2009/04/nunalvares-o-condestavel-de-portugal.html