terça-feira, 28 de abril de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE HOJE É O DIA 25 DE ABRIL)




Milu disse...
Tinha 13 anos quando aconteceu o 25 de Abril. Em minha casa o rádio emitia constantemente o "Grândola Vila Morena" e outras cantigas de intervenção. Ouvia os meus pais conversarem e discutirem a liberdade e o fascismo, mas não acredito que eles soubessem o que estavam a dizer. Nem tão pouco acredito que alguma vez se tenham apercebido das consequências do regime fascista, ou o que significava a liberdade, à semelhança de tantas outras coisas, das quais tenho a certeza, que desconheciam. Por mim posso dizer que tudo isso me passou ao largo, com a idade que tinha havia, porventura, outros interesses, que chamavam mais a minha atenção, e ainda bem.

Lembro-me das manifestações de rua, de ver pessoas conhecidas a agitar bandeiras e a gritar a plenos pulmões, "O povo unido jamais será vencido". Vociferavam contra o patronato que os explorava, e " Abaixo os patrões". Um dia ouvi o meu pai dizer à minha mãe, que parte dessas pessoas que passeavam bandeiras vermelhas e de foice, se estivessem na pele dos patrões, eram bem capazes de fazer pior que eles! Pode cair-me o Carmo e a Trindade em cima, mas, afirmo veementemente, que penso, que o meu pai não era parvo nenhum, porque o que disse é verdade! Até eu penso assim!

O ano passado trabalhei sábados e domingos. Trabalhei no dia 1º de Maio, no dia 25 de Abril, na sexta-feira santa e sei lá que mais! E toda contente, bom jeito me fez o dinheirinho que levei para casa, porque não é a descansar que governo a minha casa. E não me venham dizer que sou de direita nem merda nenhuma, o que quero é trabalhar e ganhar o meu dinheiro! Quem não quiser trabalhar estabeleça-se por conta própria, que logo vê como é que elas mordem. Já agora o meu eleito é Sócrates, ele é o meu Obama! Assumo tudo aquilo em que acredito, senão,
não sou mulher nem sou nada, passo a ser uma coisa amorfa... Uma amêijoa mole!
Um abraço!
27 de Abril de 2009 22:36

2 comentários:

Milu disse...

Já fiz melhor... Ando sem tempo, por isso saiu assim. E já agora adianto que vou trabalhar sexta-feira no dia 1 de Maio. E mais que fosse... é preciso - vou!

André Melo disse...

Como a compreendo!!
Sempre trabalhei ao fim de semana! E por onde passei sempre fiz as horas extra que me pediram e quase sempre me senti recompensado! E sei que a empresa também ganhou com elas! Trabalhar, em qualquer dia e em qualquer ofício honesto, zelando pelos seus direitos e pelos dos seus colegas mas também pelas suas obrigações e pelos direitos do patrão, é uma honra e um dever do cidadão que preza a liberdade e a democracia!