quinta-feira, 6 de março de 2008

Balcãs


"Toda a gente saiu à rua para celebrar a emancipação da Sérvia, enquanto os políticos pediam união

Em meia hora, a gente do Kosovo encheu de escritos, escrevinhadelas e desenhos em que se destacavam corações de todos os feitios as grandes letras amarelas ao lado da Escola Americana de Pristina que dizem, em inglês, New Born. É o mais novo monumento da capital do novo Estado europeu, que assinala o seu estatuto de recém-nascido como nação independente, depois de, ontem, o Parlamento ter declarado a independência da Sérvia. Os cidadãos foram convidados a deixar a sua mensagem nas letras que diziam "acabado de nascer" e não se fizeram rogados."

In Público, Secção Destaque


Ainda alguém se lembra do cerco a Sarajevo?

Slobodan Milosevic continua vivo nas ideias de muitos. A Sérvia não vai "vender barata" a independência do Kosovo, especialmente quando tem o apoio de potências europeias como a Espanha, a Inglaterra e a Rússia que, por razões óbvias, condenam qualquer "movimento separatista".

O direito à autodeterminação dos povos pode levar a mais uma disputa de poderes nos balcãs e as feridas do último conflito naquela parte do globo continuam, perigosamente, abertas . O cisma na Velha Europa é certo. Mais uma vez as potências Rússia e Estados Unidos da América estão um lados opostos da "barricada". Há ódios que parecem genéticos.

O diálogo parece impossível e só uma coisa é certa: Todos vão perder se não surgir um consenso!


Autodeterminação dos povos: direito que as populações habitantes de um determinado território que compõem ou não um estado-nação (tríade Estado – Povo – Território) têm de afirmarem perante todas as outras populações sua capacidade de se auto-governarem, manterem a criação cultural e tradições próprias, e terem soberania, e de constituirem as suas próprias leis.

Sem comentários: