quarta-feira, 12 de março de 2008

Urgência de Anadia


"O Governo poderá estar a um passo de chegar a acordo com a Câmara de Anadia para pôr termo ao polémico encerramento das urgências do hospital local, que motivou já 19 manifestações na Bairrada e fomentou protestos noutros pontos do país. A ministra da Saúde, Ana Jorge, reuniu, anteontem, com o presidente da autarquia, Litério Marques, e apresentou uma solução que prevê cedências de ambas as partes. A proposta, conforme revelou ao JN fonte ministerial, poderá passar pela reabertura das urgências entre as 8 e as 24 horas e a troca da actual ambulância de suporte básico de vida por uma de suporte imediato de vida, para cobrir ocorrências nocturnas."


In Jornal de Notícias


Será este recuo uma medida eleitoralista? Será que os estudos estavam, afinal, errados? É sem dúvida um incentivo à participação popular e deixa a porta aberta a interpretações que vêem pôr em causa a boa fé e a honestidade do governo que defendeu com unhas e dentes o encerramento deste serviço.

Na minha modesta opinião vamos continuar sem urgência em Anadia (para fazer uma simples radiografia é necessário ir a Coimbra e os clínicos presentes não serão especialistas na área, por exemplo) e vamos "sustentar" uma situação de dispersão de meios humanos e financeiros.

Parabéns ao povo de Anadia e ao seu edil Litério Marques por esta pequena "vitória" numa luta onde até a morte de uma criança serviu de arma de arremesso (com o apoio da Ordem dos Médicos e dos interesses económicos dos seus associados!).




Sem comentários: