sexta-feira, 7 de março de 2008

Carácter ou falta dele, eis a questão!!!

Já é mais do que sabido que nós somos um espelho do que nos rodeia, que durante toda a nossa vida absorvemos, tal qual uma esponja, a cultura que nos rodeia e, tal como uma esponja, absorvemos também germes... sim porque nem tudo o que adquirimos e apreendemos durante a nossa passagem por este planeta são coisas boas...
Mas a pergunta que vos deixo é se isto será assim tão linear???!!!!
A resposta pode ser algo complicada... talvez mesmo impossível de responder, afinal de contas não estamos a falar de matemática nem física, não se trata de ciência exacta... é algo que diz respeito às Ciências Sociais, e claro por esse facto, é tão discutível... é subjectivo, não pode ser resolvido por uma fórmula, por mais complexa que seja... podemos explicar a Teoria da Atractividade dos Corpos, podemos ter certezas relativamente a comportamentos do meio que nos envolve, mas uma coisa é certa... NÃO HÁ NENHUMA LEI QUE EXPLIQUE COMO SE RELACIONAM AS PESSOAS, NEM DE COMO PREVER AS ATITUDES DO INDIVIDUO "A" OU "B", tal como não sabemos, com exactidão cientifica, de que modo a educação que temos nos irá influenciar no futuro. tentamos educar as crianças do melhor modo possível, mas isso será suficiente para garantir que serão aquilo que nós queremos que sejam no futuro?!?

Este breve preâmbulo serve para introduzir ainda mais questões, sim porque a minha cabeça está cheia delas... não sei o que pensar das pessoas que me rodeiam... especialmente daquelas que me são mais próximas, daquelas que cresceram ao meu lado, não desde a tenra infância, mas pelo que pensava teriam crescido enquanto Homens, teriam amadurecido o seu carácter (e se calhar este último ponto é verdadeiro, possivelmente o carácter será fraco e agora se está a demonstrar...).
Estou desiludido, muito desiludido... Penso que não é de esperar que uma pessoa que nasça numa boa família equilibrada e com formação, se revele durante a sua vida como alguém que repele as responsabilidades, que ignora as opiniões dos que lhe estão mais próximos... que não é humilde, até mesmo quando não domina um ou vários assuntos!!! Estou farto deste tipo de atitudes, estou farto de ver pessoas que preencham estes requisitos... SERÁ DE ESPERAR ESTAS ATITUDES?! SERÁ DE ESPERAR UM CARÁCTER TÃO MAL FORMADO???

Será que são estas atitudes que se esperam dos políticos (ou pelo menos o que estes desejam um dia a ser) de amanhã? Será esta a personalidade que queremos deles?

Eu quero acreditar que não, quero acreditar que a vida irá separar o trigo do joio, ou então que estas personalidades sejam passageiras, que não sejam mais do que uma busca pelo protagonismo seja ele como for!!!

Seremos todos nós uma "tábua rasa"? Não sei, talvez, mas uma tábua diferente, uma peça de madeira que não se deixa talhar pura e simplesmente, ela mesmo se perfila para o seu autor a poder trabalhar... não deixa que qualquer lixa entre por ela, ela escolhe qual a lixa e quando esta poderá entrar em cena... só assim consigo entender o processo da formação de personalidade, que cada vez creio mais que se faz até há hora da morte...

Sem comentários: