sexta-feira, 7 de março de 2008

Manifestação dos professores...

Amanhã espera-se uma das maiores manifestações dos últimos 30 anos. Os professores vão sair novamente à rua, mas não só os que estão sobre a alçada directa do Ministério da Educação, os Professores Universitários também se irão juntar à luta alongando as fileiras dos protestos contra as actuais políticas levadas a cabo pelo executivo socialista!

No que diz respeito aos professores do básico e secundário... Não sei muito bem o que dizer!!! A ideia que passa é que não querem uma avaliação, continuando as subidas automáticas na carreira, sem ter em atenção a sua prestação enquanto profissionais. Na minha modesta opinião se é este o intuito da manifestação, os seus pressupostos encontram-se completamente errados, os professores, tal como todos os restantes funcionários públicos, deverão ser sujeitos a avaliação, tal qual cada um dos restantes trabalhadores... Não faz sentido que um mau professor suba na carreira, tal como não faz sentido que um mau funcionário de uma qualquer empresa só por ter muitos anos de serviço suba na hierarquia ao invés de um colega que entrou há menos tempo e que se apresenta melhor funcionário. Poderão pensar que idealizo a função pública como uma empresa, não será bem assim, mas no que diz respeito aos desempenhos sim!!!
O País necessita de bons profissionais, em todas as áreas, e isto só se consegue com uma boa formação e claro com bons professores!
Mas como não se pode tomar a parte pelo todo, alguns professores serão a favor desta reforma, embora se queixem da forma como está a ser posta em prática, e isto é outro assunto completamente diferente... neste caso deverão ser ouvidos os sindicatos de forma a encontrar-se um consenso no que diz respeito à forma de avaliação. Não faz sentido que seja feita com base nas notas dos alunos, assim iremos ter notas claramente inflacionadas para que não seja prejudicada a progressão dos professores, urge uma nova forma de avaliação...

Os Professores Universitários irão estar também nesta mesma manifestação, pelo que sei, contra as reduções nos orçamentos das Universidades, que está a fazer com que muitas tenham que aumentar as propinas para o tecto máximo... Será que é esta a melhor forma de serem ouvidas as suas preocupações?! Não me parece...

Sem comentários: