sábado, 29 de março de 2008

Novos Paços do Concelho


Num artigo do jornal Mealhada Moderna encontrei uma compilação de breves opiniões acerca da edificação dos novos Paços do Concelho da Mealhada e da sua necessidade que diz bem da realidade local(política entenda-se!).

Em 1º lugar gostaria de fazer uma chamada de atenção para a péssima qualidade jornalística do artigo: na introdução feita pelo jornalista não nos dá a localização do dito edifício nem o seu custo que, após uma procura no Google, verifiquei que se cifra nos 12,5 milhões de € e que vais ser edificado próximo do actual.

Foi com alguma surpresa que verifiquei que as vozes mais críticas do obra surgem dentro do partido que rege a autarquia (PS) e sem grande contenção! Penso que isto reflecte um claro apoio ao seu novo líder, Rui Marqueiro, que profere as seguintes afirmações: "Não conheço o projecto, sei que existe mas desconheço-o... O investimento é grande e a opção foi com certeza difícil. Reconhecendo a necessidade de concentrar os serviçose de dar melhores condições aos funcionários teria optado por uma solução mais económica.". Penso que se não conhece o projecto é porque não quer. Como presidente da Assembleia Municipal certamente terá acesso a ele, já para não dizer que tem a obrigação moral de o conhecer. Como é possível que teça comentários destes sem conhecer o projecto? Os seus conhecimentos de urbanismo permitem-lhe, à distância do desconhecimento do projecto, afirmar que aquele orçamento é caro para as necessidades? Cheira-me mais a "guerrinha interna".

Dos 7 presidentes de Junta citados(1 optou por não emitir opinião o que, quando não se conhece o projecto é uma óptima solução!) 6 mostram-se completamente a favor(incluindo o sr.Homero Serra) e um (Sr.Felgueiras) mostra-se cuidadoso nas suas considerações colocando algumas questões sendo que uma delas visa a necessidade de uma discussão mais aprofundada acerca da deslocalização para fora da sede de concelho, coisa que ainda não consegui perceber.

Das opiniões mais chegadas aos PSD ficaram-me as palavras de um lusense, Bruno Coimbra, que pede um amplo debate quanto à localização dos Paços uma vez que o centro da cidade está "completamente atravancado". Amigo Bruno, permite-me discordar. Esta é uma excelente oportunidade para reorganizar aquele espaço.

A opinião de outro lusense, sr.Júlio Penetra, consultado na qualidade de representante na Assembleia Municipal, é favoravel.

Muitos chamaram à discussão o condicionamento que esta decisão vai causar aos próximos executivos. Concordo em parte mas deixo duas questões: será que o actual executivo deve estar em "gestão" durante o próximo ano e meio(30% do mandato)? Será que se devem limitar a "preparar o terreno" para quem vem a seguir? Penso que não.
Esta discussão peca por tardia. Devia ter acontecido antes do projecto estar concluído e a obra pronta a arrancar. A trabalhar desta forma corremos o risco de ter desperdiçado tempo e dinheiro no estudo de uma solução que não é a ideal e de gastar ainda mais na sua concretização. Será que isto aconteceu por falta de acompanhamento e de interesse das vozes críticas que hoje se levantam ou por "autismo" dos decisores? Oiça-se quem de direito mas estabeleçam-se metas concretas para a concretização da obra, tendo sempre em mente os objectivos a que ela se destina: a melhoria das condições para os funcionários e do serviço prestados aos municipes.

Fico à espera de mais informações e de conhecer o projecto para melhor o avaliar.

Sem comentários: