sexta-feira, 4 de julho de 2008

Barata e não poluente!!



"Uma equipa de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu aquele que poderá ser, segundo os seus autores, o sistema de energia solar mais eficiente do mundo, tendo em conta o seu custo.

Trata-se de um disco côncavo de concentração solar com 3,7 metros de largura, construído com uma leve armação de finos tubos de alumínio e coberto com espelhos. É capaz de concentrar a luz do sol 1000 vezes num único feixe, criando calor suficiente para fundir uma barra de ferro.

O mesmo sistema terá sido utilizado há mais de 2000 anos pelo famoso matemático e inventor grego Arquimedes para incendiar uma frota de navios romanos."

In Expresso

Tão simples!
É mais uma entre muitas formas de utilização de energias renováveis em estudo em muitos estabelecimentos de ensino por todo o mundo (em Portugal também)! Encantam pela sua simplicidade, baixo custo e eficiência.

Deixo no ar uma questão:
Se as grande multinacionais energéticas estivessem mesmo preocupadas com o ambiente e a escalada de preço dos combustíveis fósseis o que conseguiriam desenvolver com os seus milhões de €€?

Sem comentários: