domingo, 6 de julho de 2008

HISTÓRIAS DA MINHA ALDEIA (6): O CASTELO DOS MEUS SONHOS


(O CASTELO DE BARRÔ)


Embora o IGESPAR refira haver 22 castelos e fortalezas em Portugal, pelo menos com a história deste, que vou contar, pouquíssimas aldeias de Portugal podem gabar-se de deter um monumento como este e como ex libris. Barrô, a minha aldeia, entre a Mealhada e o Luso, orgulhosamente tem o seu castelo de lendas de encantar. Estou certo que muitas pessoas não sabem da existência deste ícone de construção aparentemente medieval, mas construído por altura da 1ª grande Guerra. Por outro lado, os habitantes de Barrô nunca lhe deram a importância que lhe é devida. Tenho a certeza que se contarão pelos dedos das mãos as pessoas que sabem a história deste presumível refúgio contra invasores de um amor possível. Pouquíssimas pessoas saberão que esta interessante jóia arquitectónica resultou do reconhecimento de uma história de amor. E quem foi o apaixonado, perguntará o leitor? Calma! Posso dizer-lhe apenas que foi o maior comerciante do país do século XIX e até quase meados de XX. Foi, sem dúvida nenhuma o grande precursor dos modernos centros comerciais. “Nasceu em 1853, em Aveiras de Cima, no Concelho da Azambuja. Filho de médico, foi para Lisboa trabalhar no comércio ainda muito jovem. De marçano, na Rua dos Fanqueiros, estabelece-se por conta própria aos 27 anos na Rua da Prata. A loja chamava-se Fazendas Baratas, onde aplicou o preço fixo e fazia propaganda comercial” –informação retirada do blogue “Indústrias Culturais”. Então quem era este grande industrial, quem era? Calma! Primeiro vou referir a fonte que me permitiu saber a origem do “castelo dos meus sonhos”: Agostinho Fernandes, morador em Coimbra, natural de Barrô, com uma sensibilidade acima do comum, é um interessado pela história da região, nomeadamente tudo o que diga respeito à nossa aldeia e ao Luso, apaixonado pela arte, pela cultura em geral, erudita ou popular, e tudo o que lembre as nossas origens e reminiscências. Sem a informação importantíssima do Agostinho eu jamais teria sabido que aquele extraordinário edificado fora fruto de uma paixão, provavelmente um acto de amor de um lisboeta por uma bela mulher da nossa aldeia.
Este castelo, em forma de fortificação, a lembrar os “castros” da Idade Média, foi construído sobre uma base de pedra ou pedreira, na saída leste ou levante, em direcção ao Luso, numa elevação, em posição dominante sobre a paisagem em redor e junto a uma via de comunicação. Exactamente, obedecendo aos mesmos critérios arquitectónicos de construção medieva, do mesmo tipo do castelo de Almourol, com a sua torre cimeira a dominar, com frestas em forma de seteiras, um edifício central, mesmo no cimo do monte pedrado. Ao lado, lembro-me de uma bomba com um grande aro em ferro para extrair a água do poço. Por baixo, um pouco ao lado, uma longa galeria, ou cisterna, talvez a lembrar as prisões de antanho. Toda a área envolvente é murada com ameias, onde não falta a atalaia, ou espaço de aviso. A escada de acesso à torre cimeira, começava com um imenso portão em ferro forjado. Desde a abertura desta porta até ao edifício central era, nos anos 60, no meu tempo de criança, constituída por cerca de sete dezenas de degraus talhados na própria pedra rochosa, acompanhados ao longo da subida por grandes estatuetas em cimento. O terreno, dentro do muro ameado, era constituído por imensas árvores de fruto, entre figueiras, cerejeiras e nespereiras.
Passando ao lado do portão de ferro, ao longo do caminho de terra batida, havia um grande tanque cheio de água para todos os animais que passassem no caminho poderem saciarem a sede, e que provinha de um tubo a meio sempre com um fio de água a correr. Do lado direito, um grande portão verde de madeira, constituído por várias folhas, a terminar em bico, a imitar as construções moçárabes, resguardava, na garagem, um ou vários automóveis de luxo para a época. Relembro uma “arrastadeira”, um Citroen preto de jantes pintadas a branco.
Guardo na memória de, em criança, apenas ter entrado uma vez neste castelo que fazia parte da minha imaginação e fantasia. Subi aquela longa escadaria e parei, sem entrar, junto à torre cimeira, à entrada do salão principal. Fiquei extasiado, fascinado com uma enorme panóplia cheia de espadas cruzadas. Engraçado como retenho essa imagem ainda hoje. Desci e entrei apenas na galeria ou cisterna, quase por debaixo do chão, e, dentro dela, imaginei histórias das arábias, das mil e uma noites.
Vou então desvendar o mistério, a identidade de talvez o maior comerciante do século XIX e princípios de XX, tendo em conta o atraso que o nosso país registava em relação ao restante continente europeu. Trata-se de Francisco Grandella. Esse, Esse mesmo que o leitor está a pensar: Grandella, o grande homem, o dono dos Grandes Armazéns Grandella em Lisboa, que construiu e abriu ao público em 1894, para fazer frente aos grandes armazéns Printemps de Paris. Grandella introduziu o anúncio comercial, a possibilidade de trocar ou reembolsar o dinheiro caso o cliente não gostasse do produto, a entrega ao domicílio e a publicação de catálogos com as colecções. Em Benfica, Grandella edificou uma vila composta por muitas casas destinadas aos operários.
Hoje, o castelo que povoou os meus sonhos de menino, e que um dia tentei negociar, é, segundo Agostinho Fernandes, propriedade de uma família do Porto, a Melo Adrião, há várias décadas. Durante muitos anos esteve ao abandono e sujeito à decrepitude do tempo. Registe-se, com agrado, a sua recuperação nos últimos tempos por esta família.
Quanto à identidade da minha conterrânea e sublime paixão do grande comerciante, pouco se sabe. Segundo me afiança a senhora Lucília Dias, a mulher mais idosa da aldeia –fará um século de vida no dia 19 de Setembro de 2008-, chamava-se Aurora, era natural de Barrô, e filha do “Manel”, de apelido o “Riquenho”. Segundo as palavras lúcidas da encantadora centenária Lucília, a Aurora foi muito nova, para Lisboa, trabalhar, como criada doméstica para casa de Francisco Grandella. Ao que lhe parece, como ela era um “bom bocado e tenrinho” e ele muito mais velho, depressa ela subiu na hierarquia, ainda que na clandestinidade, e passou a ser criada para todo o serviço.
A senhora Lucília lembra-se muito bem da senhora Aurora. Trabalhou muitos anos no castelo como cozinheira. “Parece que a estou a ver, refere, usava sempre um grosso cordão de ouro ao pescoço e com um enorme medalhão”. Acrescenta ainda que era criança quando o castelo foi construído, talvez por volta de 1915, mais ou menos. “O meu pai acarretou muita pedra, coitadinho”, refere por entre um suspiro de saudade.
Apesar de ser uma relação moralmente condenável, na aldeia, Aurora foi muito bem acarinhada e, em paz, acabou os seus dias.
Por óbito desta senhora, o castelo foi testado aos sobrinhos Melo Adrião. Se você, leitor, sabe algo que possa acrescentar, comunique-me, é que esta história de amor, deixou-me a arder de curiosidade.

5 comentários:

André Melo disse...

Por acaso sempre me questionei sobre a origem do castelo... Nunca imaginei que fosse esta!

LUIS FERNANDES disse...

Obrigado pelo comentário, André.
É verdade, esta é a verdadeira historia, ainda que incompleta por desconhecimento, daquele espectacular castelo.
Um abraço.
Luis.

Anónimo disse...

o luis fernandes, as tuas histórias estão optimas, mas era preciso mais fotos, explicitas da nossa aldeia. um abraço, António Taveira.
(dias-rosa-antonio@hotmail.fr)

Manuel de Sousa disse...

Fiquei fascinado por ler a história do Castelo de Barrô. Vão lá muitos anos (1982/83), estive em vias de o adquirir à tal família do Porto, da qual já não me lembrava o nome. Encontrava-se o castelo então em fase de ruína. Mas uma reunião no Porto e o excesso de herdeiros em desacordo inviabilizou o negócio. Mas sempre fiquei com o castelo na memória e de vez em quando pesquiso para saber o que lhe aconteceu. Conheço-o bem porque o visitei com o fim atrás citado. Muito obrigado pela história que é lindíssima vinda de um nome por todos conhecido «Grandella», mas de quem pouco se sabe.
Bem haja
Manuel de Sousa

Anónimo disse...

Foi vendido à Família ao Sr . Júlio Romanoff Salvini que por herança o deixou aos três filhos . Ficou como propriedade comum .
Os herdeiros nunca se entenderam para a venda ,até que por morte de um dos herdeiros , meu marido DACIANO JORGE SALVINI GUIMARÃES,que deixou filhos menores , nessa altura eu ,a viúva Maria Armanda Salvini em Tribunal de menores pedi a partilha de bens .
Nessa altura e aí sim , em 1991 três das herdeiras de sobrenome Mello Adrião ficaram com a propriedade em comum .