terça-feira, 22 de julho de 2008

GRANDE HOTEL DAS TERMAS DE LUSO




Serve este post para endereçar os parabéns ao Grande Hotel das Termas de Luso pelo seu 68.º aniversário.
Dada a diversidade de datas apontadas como dia da sua inauguração, fiquei sem saber ao certo qual a data, senão vejamos:
Pela ementa, dia 20 de Julho de 1940. Pela placa colocada na frente do Hotel, dia 22 de Julho. Pela brochura cuja capa se publica neste post e pelo livro dos 150 anos da Soc. da Água de Luso, dia 27 de Julho.
A grande afluência à Estância Termal de Luso e a insuficiência de bons alojamentos capazes de acolher a clientela, começavam a justificar a contrução desta grande obra.
No livro dos 150 anos da Soc. da Água de Luso 1852/2002, pode ler-se:
"Em 1937 foi proposta em Assembleia Geral Extraordinária, a construção de um hotel e de uma piscina, cuja construção se iniciou no ano seguinte - 1938 - segundo um projecto de autoria do arquitecto Cassiano Branco."
"O Grande Hotel das Termas de Luso foi inaugurado a 27 de Julho de 1940 e a sua Piscina Monumental (Olímpica) foi inaugurada a 10 de Agosto de 1941."
De realçar e homenagear ainda os grandes impulsionadores desta obra: Prof. Bissaya Barreto e Messias Baptista.



3 comentários:

Alcides Rego disse...

Fico à espera de alguma informação sobre a verdadeira data da inauguração.
Sobre a data da ementa, será que houve uma abertura (inauguração) só para convidados e uma outra para clientes???
Aguardo notícias.

André Melo disse...

Excelente!!
Para melhor pensarmos o futuro temo de conhecer a história!

LUIS FERNANDES disse...

Muito bem postado. É uma pena o site do Grande Hotel, na web, não fazer referência ao grande arquitecto da sua construção Cassiano Branco. Não percebo muito bem como sendo uma mais valia turistica, e importante para o Luso, não é tomada em conta.