sexta-feira, 11 de julho de 2008

Maia: câmara quer substituir peso das mochilas dos alunos por pen drives


"As mochilas podem ter os dias contados. O mote do projecto “Caderno Digital” não é “Aprender sem livros”, mas a sugestão assenta-lhe como uma luva. No início do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico da Maia vão poder aceder a todos os conteúdos leccionados e trabalhos realizados nas aulas através de uma simples pen drive. Todo o peso dos livros e cadernos pode agora ser substituído por uma pequena caneta USB facilmente transportável no estojo, pendurada ao pescoço ou até no bolso. "




Elogio a audácia e a vontade de acompanhar a evolução da tecnologia, no entanto, os suportes digitais dificilmente substituirão totalmente o papel e caneta, da mesma forma que a existência de máquinas de calcular não eliminou a necessidade do domínio da matemática (embora a prejudique) ou as edições online de jornais ou livros não se sobrepuseram ao papel!


Fica no entanto a nota de como uma medida simples, e barata, vem ajudar os alunos e, especialmente, vem obrigar os professores a reverem e actualizarem os seus métodos!

Sem comentários: