segunda-feira, 21 de julho de 2008

TRADIÇÕES (1)

FESTA DE S.TA MARINHA - PAMPILHOSA
ENFEITE DAS RUAS

"Este ano vai renascer uma antiga tradição pampilhosense, mas que já não se verifica há cerca de vinte anos: as ruas da parte alta da Pampilhosa vão ser enfeitadas pelos habitantes das mesmas para participarem num concurso organizado pela Comissão de Festas."
E, continuava o Sr. Tomé, presidente da Filarmónica Pampilhosense, associação organizadora dos festejos da S.ta Marinha 2008, ao Jornal da Mealhada de 2008.07.16: "É para recordar uma tradição antiga, para as pessoas se unirem mais. As pessoas ficam mais envolvidas e têm momentos de convívio."

Só nos resta saudar tal atitude. A festa termina hoje e os enfeites mostram o envolvimento das pessoas em prol do bem comum. O resultado foi bastante positivo, pelo que devem continuar.

3 comentários:

LUIS FERNANDES disse...

Se tivesse que definir as festas anuais das terras de Portugal, diria que serão alegorias religiosas e paganísticas que, na sua manifestação de efeméride, impedem que tudo seja sempre igual. É como uma rotura no quotidiano. Felizmente que, apesar da crise que envolve tudo o que seja tradição, com o desligamento das pessoas em assumir responsabilidades (os mordomos), apesar disso, parece-me que estas alegorias estão de boa saude. No caso presente, congratulo-me que a Pampilhosa assim continue.

P.S -Seja bem-vindo a este blogue, da qual também faço parte, senhor Alcides Rego.
Um abraço.

André Melo disse...

Fico contente pela sua participaçao!
Infelizmente não me tem sido possível escrever mas em breve volto às lides!

Alcides Rego disse...

Caros Luis Fernandes e André Melo,
Obrigado pelas boas-vindas a este blogue.
O tempo é pouco, mas tentarei trazer algo sobre, tradições, património, datas, etç.
Um abraço